A VIVÊNCIA DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS MOTIVADOS PELO PRAZER DO LÚDICO
Michelle Cristina Duarte Gomes Mendes
Dinamizadora Educação Física/ PMV
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um relato de experiência do professor de Educação Física na Educação Infantil com o Projeto Olimpíadas - Jogos e Brincadeiras. A construção e aplicação de tal projeto se deram devido ao ano olímpico, pois se pode dizer que os Jogos Olímpicos são mais do que simplesmente um evento esportivo internacional destinado a reunir os atletas de elite de um conjunto determinado de modalidades esportivas (TAVARES1, 2004).
Segundo Pires2 (2004), por meio da globalização faz-se referencia à tendência que se observa quanto à universalização das diferentes manifestações e formas a respeito do esporte. No âmbito esportivo faz com que também sejam atribuídos sentidos simbólicos aos signos sociais representados pelas condutas e comportamentos dos integrantes dos diversos segmentos do esporte. Para tanto, a indústria midiática contribui decisivamente, pela força do apelo imagético e por seu efeito multiplicador, para que estas interpretações se tornem “familiares” e sejam incorporadas à cultura esportiva. Fixadas enquanto identidades culturais, fazem com que cada um dos segmentos/atores do espetáculo do esporte (atletas, dirigentes, torcedores, telespectadores) “movimente-se” neste palco conforme papeis previamente marcados.
Na Educação Física na Educação Infantil, o trabalho com controle motor, ritmo, localização espacial, conhecimento corporal e relacionamento interpessoal prepara os alunos para o processo de alfabetização e para a aprendizagem mais formal. Um capitulo necessário da constituição da Educação Física Escolar diz respeito a sua relação com o esporte.
Compartilhamos com Melo3 (2004) sobre estarmos atentos para que não venhamos a reproduzir nos momentos de lazer e educação infantil a mesma lógica do “esporte de alto nível”, em que a vitoria a qualquer custo