A Visão Sócratica: Felicidade
DCHT – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO
SARA ARAÚJO DOS ANJOS
A VISÃO SÓCRATICA: FELICIDADE
EUNÁPOLIS-BA
2014
SARA ARAÚJO DOS ANJOS
A VISÃO SÓCRATICA: FELICIDADE
Trabalho apresentado a Universidade do estado da Bahia - UNEB, Campus XVIII, ao curso de Bacharelado em Turismo, como requisito de avaliação parcial da disciplina de Filosofia e Ética Profissional; Sob a orientação do professor, Alexssandro Macedo.
EUNÁPOLIS-BA
2014
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.". (Sócrates).
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa tem como objetivo discutir a conceituação dada por Sócrates, um dos filósofos mais antigos e que deixou uma legião de seguidores, na concepção do homem conhecer a ti mesmo. Na sua dialética de perguntas e o processo chamado de maiêutica, destaca a conceituação do que seja Felicidade, a partir daí, será apresentado uma discussão a cerca do tema, e o que os outros filósofos e discípulos de Sócrates, como Aristóteles e Platão tratavam sobre isso, onde eles entram em controversa a respeito do homem feliz.
A VISÃO SÓCRATICA: FELICIDADE
A Filosofia é uma ciência humana que busca indagar questionamentos a cerca do pensamento humano, fazendo com que o homem faça perguntas a si mesmo acerca das coisas que acontecem no mundo. Os pensadores faziam da filosofia um hobby, a qual a discussão que eles tinham com os homens, trazia a pensar a importância da sua existência como pessoa. Em toda trajetória muitos deixaram seus descritos, já outros, apenas seus seguidores deram a seguir os seus pensamentos.
Dentre os principais filósofos antigos e Clássicos se destacam Platão, Aristóteles e Sócrates. Como um dos pioneiros da filosofia e a sua forma de expressar, se destaca Sócrates que era justamente o que condiz com o verdadeiro