A visão racionalista e empirista do conhecimento
A Visão Racionalista e Empirista do Conhecimento
- O que é racionalismo? Entende-se por um conjunto das doutrinas filosóficas, segundo as quais todo o conhecimento autentico e verdadeiro provem da razão. Tudo faz parte de um sistema racional perfeito. Acredita em certas ideias inatas, ou seja, eternamente radicada na razão humana, a parte das quais o verdadeiro conhecimento pode e deve ser auferido.
- Principais filósofos racionalistas:
René Descartes: chegamos ao conhecimento por dois caminhos, a saber, pela experiência ou pela dedução. Há algum tempo que, desde os meus primeiros anos, dei como verdadeira uma grande quantidade de opiniões falsas, e o que fundei sobre princípios incertos, não pode deixar de ser motivo duvidoso e incerto.
Georg Hegel: normalmente o conhecimento encontra-se em oposição à crença, enquanto, ao mesmo tempo, a crença é definida como um conhecimento imediato. O que é real é racional e o que é racional é real.
Wilhelm Leibniz: é somente por meio dos raciocínios dos discursos ou por qualquer aplicação do espírito que podemos nos apropriar das verdades praticas do conhecimento. Todo nosso conhecimento é de verdade geral ou particular.
- O que é empirismo? Significa uma tomada de posição filosófica que soe derivar todo e qualquer tipo de conhecimento por meio da experiência. Para o empirismo, a verdade como tal não existe, ou se existe, é inacessível ao homem. Assim só podemos entrar em contanto com aspectos parciais da verdade, todos naturalmente relativos.
- Principais teóricos empiristas:
John Locke
Thomas Hobbes
George Berkley
David Hume
Herbeth Spencer
Francis Bacon
Para o empirismo, a razão não possui nenhum patrimônio aprioristico. A consciência cognoscente não retire seus conteúdos da razão, mas exclusivamente da experiência.
Thomas Hobbes: A filosofia é uma ciência exata e objetiva, que cuida tão somente de objetos quantitativos da natureza. O homem pode até imaginar ou crer em outras