A visão ambiental do Colégio Estadual Adelaide Sopuza
8689 palavras
35 páginas
INTRODUÇÃOA questão ambiental emerge como uma crise de civilização, caracterizada pelos limites do crescimento e a construção de um novo paradigma de produção sustentável, do fracionamento do conhecimento e do questionamento e da concentração do poder do Estado e do mercado.
Estes pontos de ruptura questionam os paradigmas do conhecimento, bem como os modelos societários da modernidade, defendendo a necessidade de construir outra racionalidade social, orientada por novos valores e saberes; por modos de produção sustentados em bases ecológicas e significados culturais; por novas formas de organização democrática.
Esta mudança de paradigma social leva a transformar a ordem social, econômica, política e cultural, que, por sua vez, é imprescindível e impensável sem uma transformação das consciências e dos comportamentos das pessoas. Nesse sentido, a educação se converte em um processo estratégico com o propósito de formar os valores, as habilidades e as capacidades para orientar a transição na direção da sustentabilidade.
Vale ressaltar que a Educação Ambiental na escola deve estar no bojo de todas as matérias do currículo, não sendo, portanto, necessária uma disciplina específica para discussão ambiental, uma vez que o objeto de análise das disciplinas escolares é o ambiente, seja ele físico, químico, biológico ou social.
Para MEDINA, 2003, p. 23-24:
a incorporação da Educação Ambiental na escola só será possível se o sistema for capaz de adaptar-se às suas necessidades, e ela, por sua vez, conseguir obrigá-lo a uma profunda mudança que restabeleça os fins, os conteúdos e as metodologias de ensino.
O desafio ambiental é fundamentalmente um desafio para a administração das transformações. À Educação Ambiental cabe essa difícil tarefa de contribuir para um conhecimento da realidade ambiental, articulando na educação básica os diferentes campos do saber, as diversas práticas e as diferentes instituições, fazendo com que os indivíduos possam rever