A virada da goodyear
Questões: * Em que aspecto o caso de Goodyear tem a ver com a teoria estratégica organizacional?
Resposta: Ao assumir a empresa Goodyear, Stanley Gault, deparou-se em uma circunstância desordenada, caótica, onde a mesma apresentava um elevado prejuízo e passava por forte estagnação (parou de evoluir) no mercado. Resolveu promover um turnaround (virada) reestruturando a companhia.
Gault baseou-se na teoria estruturalista que tem uma abordagem múltipla e com enfoque em aspectos como: organização formal e informal; recompensas salariais, materiais e sociais; níveis hierárquicos; diferentes tipos de organização; e tem como consideração o ambiente externo, caracterizando a empresa como um sistema aberto que interage com esse ambiente. Essa teoria é considerada limitada em certos casos, mas tornou a Goodyear a campeã de vendas. * Como a Goodyear montou um conjunto organizacional para ganhar o mercado?
Resposta: Estrategicamente, em uma primeira etapa, reestruturou a empresa, vendeu negócios deficitários, reduziu o quadro de pessoal e minimizou os custos, em uma segunda etapa, a Goodyear investiu no lado externo da empresa, nos produtos comercializados e desenvolveu alta tecnologia para melhor atender as necessidades específicas de seus clientes. Lançou 22 novos modelos de pneus em pouco tempo, algo que nunca tinha sido feito anteriormente, com isso, vários desses modelos tornaram-se campeã de vendas, gerando um faturamento de 11 bilhões de dólares. * Como a visão global da estrutura mudou a tarefa organizacional da Goodyear? Resposta: Não bastam somente os níveis organizacionais em termos de estrutura, as empresas requerem conceitos como missão, visão, valores e objetivos globais e que são fundamentais para nortear os rumos do negócio. Quando todos esses conceitos são bem definidos e estabelecidos, o negócio se torna mais racional uma vez que todas as decisões e ações são regidas e orientadas para o alcance de determinados