A violência e a importância da ética na sociedade atual
RESUMO Neste artigo discutiremos a respeito da violência em conjunto da ética em nossa sociedade atual, procurando saber de fato o que é a violência, quais são os seus “tipos”, quais seriam os motivos que levam a população a praticar esse ato, qual seria a relação da ética com a violência e quais seriam as soluções para solucionar ou apenas diminuir os incidentes ocorridos.
PALAVRAS-CHAVE: Violência, Ética.
INTRODUÇÃO Diante dos inúmeros casos de violência e de agressões que temos presenciado e dos quais temos notícia através da mídia, temos a noção de que esse se trata de um problema conjuntural, o qual interfere de muitas formas no cotidiano dos cidadãos brasileiros. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo um estudo pouco mais aprofundado da violência em nossa sociedade, suas causas, possíveis, soluções e também a maneira como a ética reage a isso. Além disso, serão mostradas ao longo do desenvolvimento as diferentes faces da violência.
2 O QUE É A VIOLÊNCIA? Podemos definir violência como um ato de agressão física ou psíquica para obrigar alguém a cometer uma ação que viole seus princípios, valores e acabe por acarretar em danos na pessoa que sofreu a ação violenta, porém esse conceito tem variação de interpretação e entendimento devido ao meio que se insere ou é aplicado. Isso acontece devido às diferentes culturas existentes no mundo. Essa variação fica bastante visível quando analisamos alguns rituais indígenas que para nós ocidentais parece violento, para eles não passa de uma provação, algo natural. É necessário entender que a existem diversos “ramos” da violência os mais comuns – como mostra o Gráfico 2 – são, a violência física, negligência, sexual, psicológica, entre outras. Como apresentado no gráfico 1, independente da cultura e das interpretações de violência, as maiores causas da mesma são a de falha de justiça e o tráfico de drogas.