A violência social sob a perspectiva da saúde pública
A Violência Social sob a Perspectiva da Saúde Pública
Social Violence from a Public Health Perspective
Maria Cecília de S. Minayo 1
MINAYO, M. C. S. Social Violence from a Public Health Perspective. Cad. Saúde Públ., Rio de
Janeiro, 10 (supplement 1): 07-18, 1994.
This article introduces the reader to the issue of social violence from a public health perspective. It analyzes the topic within society, in the field of health, as expressed by mortality and morbidity. It concludes with a focus on possible proposals by and between sectors, between professional fields, and through articulation with society and social movements.
Key words: Violence; Health Policies; Public Health
INTRODUÇÃO
Colocação do Problema
A violência é um dos eternos problemas da teoria social e da prática política e relacional da humanidade. Não se conhece nenhuma sociedade onde a violência não tenha estado presente.
Pelo contrário, a dialética do desenvolvimento social traz à tona os problemas mais vitais e angustiantes do ser humano, levando filósofos, como Engels, a afirmar que “a história é, talvez, a mais cruel das deusas que arrasta sua carruagem triunfal sobre montões de cadáveres, tanto durante as guerras como em período de desenvolvimento pacífico” (Engels, 1981: 187).
Desde tempos imemoriais existe uma preocupação do ser humano em entender a essência do fenômeno da violência, sua natureza, suas origens e meios apropriados, a fim de atenuá-la, preveni-la e eliminá-la da convivência social. O nível de conhecimento atingido, seja no âmbito filosófico, seja no âmbito das Ciências Humanas, permite inferir, no entanto, alguns elementos consensuais sobre o tema e, ao mesmo tempo, compreender o quanto este é controverso, em quase todos os seus aspectos.
É, hoje, praticamente unânime, por exemplo, a idéia de que a violência não faz parte da natu-
1
Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública. Rua Leopoldo Bulhões