A violência na infância
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia Geral.
Orientador: Lisnéia Aparecida Rampazzo
Paracatu
2010
INTRODUÇÃO
Os dados para realização deste trabalho foram colhidos no conselho tutelar da cidade de Paracatu. Paracatu é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 81.599 habitantes.
O objetivo desta pesquisa foi analisar a situação real da infância roubada, ou seja, da violência infantil, causas e os danos deixado na vida destas crianças e a atuação da psicologia do desenvolvimento.
A atuação do conselho tutelar
O conselho tutelar de Paracatu ainda é um bebê e como tal estão vivenciados todos os ciclos de aprendizagem e erros até realmente chegar ao processo de maturação e funcionar dentro dos parâmetros de qualidade necessários a sociedade. Estamos no primeiro mandato que se iniciou em 2009 e finalizará em 2011. O conselho tutelar de Paracatu conta com cinco conselheiros e cinco suplentes atuando no município, número este insuficiente para demanda humana carente de auxílio e orientação em todas as áreas. O número de crianças de 0 a 12 anos atendidas pelo conselho tutelar é uma incógnita para todos, pois o mesmo contabiliza as famílias no geral e não o número de crianças assistidas. O referencial que possuem é uma tabela chamada balanço anual em que registram as ocorrências e então a partir daí começam a atuação dos conselheiros conforme o necessário. O balanço referente ao ano de 2009 apresenta o abuso sexual com contato e sem contato no topo desta lista com 29 casos registrados, seguidos de espaçamento, drogas e furtos. Esta dificuldade em se ter uma estatística desta problemática é um fato que ocorre em todo território nacional. A prática da