A violência doméstica e sua influência no desenvolvimento infantil
Tema:
Que implicações a violência doméstica traz ao desenvolvimento da capacidade de aprendizagem da criança?
Justificativa:
A opção de tratar da violência doméstica sofrida por crianças tem a ver não só com a nossa ligação com a área infantil e ao fato de que qualquer tipo de trabalho realizado com as crianças seja extremamente importante. Elas merecem atenção especial, uma vez que são indivíduos ainda em desenvolvimento e esse processo é extremamente delicado. A formação de uma personalidade tem na infância sua base e, como educadores, devemos prezar pela saúde deste desenvolvimento.
A violência sofrida pela criança, seja ela física ou não, deveria ter atenção e acolhimento garantidos. Mas difrente disso a criança vítima de situações assim sofre ainda com as condições que encontra na sociedade.
Quando essa realidade não é negada, é tratada com descaso. Da maneira como vivem muitas das crianças violentadas não é de surpreender que a violência continue se expandindo.
Acredito que ese trabalho possa servir como um degrau na luta pelo tratamento dessas crianças, além de despertar o interesse e a sensibilidade de outras pessoas para o assunto.
Método:
O estudo será realizado com dez crianças de idade entre 5 e 7 anos.
Entre as dez crianças serão cinco que se encontram no abrigo Casa da Mamãe da Fundação Francisca Franco, com indícios de violência física sofrida pelo próprio pai.
Instrumento: A coleta de dados será realizada através da aplicação do Desenho da Família em cada uma das dez crianças e o uso desse instrumento tem suas razões.
Segundo Retondo (2000), o desenho é anterior a linguagem escrita e é considerado uma das mais antigas formas de comunicação do ser humano. Foi através de desenhos e pinturas, por exemplo, que os povos primitivos fizeram chegar a nós os seus interesses e expressões de aspectos de sua vida.
Muito antes de