A violência contra crianças e adolescentes
VIEIRA, Edison.
OLIVIERA, Camila da Silva.
CAPPONI, Renan Felipe.
Resumo:
A violência que é exercida pelos jovens nas escolas, nas ruas, em entidades de acolhimento, nas prisões faz parte de uma realidade que não podemos deixar de lado. A sociedade tem que se organizar contra estes acontecimentos. As famílias, muitas vezes deixam da sua função educativa, colocando a responsabilidade toda sobre as instituições de ensino, fazendo com que ela se responsabilize pela educação de seus filhos. Contudo, esta confusão, se encontram as crianças, que agem conforme aquilo que vêm, e com os estímulos do meio em que vive meio esse que por vezes oferece modelos de conduta e referências questionáveis de forma fazendo com que se coloque em questionamento a educação da criança ou do adolescente.
Palavras-chave: escola; violência; família; sociedade.
INTRODUÇÃO:
Em todo o país podemos encontrar crianças e adolescentes vítimas de maus tratos verbais, psicológicos e físicos. Muitos pais não tem uma educação formada por seus próprios pais, - no caso dos avós dessas crianças -, e acabam infringindo os direitos destas. Mas, com todo o histórico familiar, passando por muitas dificuldades, nossas crianças e adolescentes continuam sofrendo maus tratos em escolas, trabalhos e muitas vezes nas ruas, onde se encontram em conflito com outras e até mais adultas do que elas. Com todos os tipos de violências contra estas crianças e adolescentes o país ainda não conseguiu conter tanta agressividade, mesmo criando o Estatuto da Criança e do Adolescente, também na utilização dos Direitos Humanos.
1. A VIOLÊNCIA COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Há estudos que comprovaram que a violência acontece quando os pais têm atitudes agressivas e de diversas formas através de separações, rejeições e outras interferências da família no exemplo de brigas. As crianças assistem a desenhos animados, nos quais os personagens