A violencia e suas vertentes
O aumento dos episódios de violência, [...] nas duas últimas décadas no Brasil fez com que o noticiário sobre a violência migrasse dos seus tradicionais redutos nas editorias e nos jornais especializados em crimes, e ganhasse destaque, de maneira generalizada, em todos os meios de comunicação.
A exposição na mídia de casos a cada dia considerados mais brutais tem sido um fator crucial para que a situação sofrida por muitos brasileiros seja conformada diante de situações cada vez piores situação em a população acaba de certa forma conformada com a violência que presencia em seu cotidiano por ver no noticiário problemas que são piores que os seus :
O que a televisão e os jornais mostram e expõem ao conhecimento e ao debate não é propriamente a violência dos filmes ou dos programas ficcionais, mas aquela real das ruas, mostradas nos telejornais, a que estão sujeitos, principalmente, os moradores das grandes metrópoles. Assim, os crimes com existência duradoura na mídia não são exatamente os passionais[...]No Brasil, além de se exibir uma violência banalizada, corriqueira e trivial, tem sido também mostrada a violência policial praticada, muitas vezes, de forma ilegal ou ilegítima. ( RONDELLI, 1998, pg:146).
Esse tipo de violência é facilmente encontrada nos filmes brasileiros como, por exemplo, Tropa de elite , onde os policiais que deveriam