A Viol Ncia Contra A Mulher N O Escolhe Idade
Denúncia
Com seis anos de existência, a Lei Maria da Penha foi criada no intuito de inibir todo e qualquer tipo de violência contra mulher e punir àqueles que cometem esses crimes. Ela significa um grande avanço no tocante ao amparo aos Direitos Humanos das mulheres. Mas, para que seja realmente efetivada em sua totalidade, necessita do comprometimento de todas as esferas do Poder Público, do Poder Judiciário e também da sociedade em denunciar e não omitir as agressões.
Segundo o balanço semestral mais recente da Central de Atendimento à Mulher, elaborado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), de janeiro a junho de 2012, Alagoas aparece em 8º lugar no ranking de registro de ocorrências por taxa da população feminina. O estado registrou 401,44 ocorrências para cada 100 mil habitantes. O que revelou um crescimento de 42,68% em relação ao mesmo período de 2011, onde a taxa registro foi de 281,36 por 100 mil/hab.
O Ligue 180 já salvou a vida de muitas mulheres"
Senadora Ana Rita (PT/ES)
No comparativo entre os estados, o Distrito Federal lidera o ranking de procura à Central, seguido por Pará e Bahia, do total de 388.953 atendimentos efetuados naquele semestre.
Através do Ligue 180, número para entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, os dados mais solicitados são sobre a Lei Maria da Penha e o funcionamento da Rede de Atendimento. São várias solicitações recebidas, como: informações, elogios, sugestões, serviços e relatos de violência. Através da Central, a mulher em situação de violência recebe orientações de como agir e onde procurar ajuda, de acordo com o local em que reside. O serviço