A vida
a)- Importância da família como agente de socialização.
Socialização é o processo em que a criança aprende os valores e regras de convivência de uma determinada sociedade.
Deste modo cada membro integrante da família passa a pertencer essa sociedade e tem o beneplácito de conhecer a língua, tradições, hábitos e os valores aceites socialmente em boa hora distintos de família a família.
A família é o principal agente inserido num meio social, que tem como função aprender os valores imprescindíveis a sua vida em sociedade. Nesta, os pais têm a responsabilidade e capacidade de influenciar no desenvolvimento cognitivo e afectivo dos filhos através do poder educativo.
b)- A escola como agente de socialização.
Ao nível pessoal e social a escola é um dos alicerces fundamentais para formação do indivíduo. É na escola onde se adquire conhecimentos importantes para a vida profissional e futura considerada como uma formação formal ou académica, isto é, o complemento da educação familiar. Por esse facto, deve haver uma relação intrínseca entre família e escola.
Nesta instituição, a criança adquire conhecimentos e desenvolve as suas capacidades intelectuais, competências, e habilidades, podendo alterar e moldar o seu comportamento, pois convive com outras crianças e tenta adaptar-se as mesmas. Neste ambiente a figura do professor como experiente é fundamental pois analisará o comportamento individual e colectivo dos jovens que educa diariamente.
A escola, a família, os amigos, os meios de comunicação social entre outros são agentes de socialização que intervêm na vida da criança.
C)- A importância dos Mass Médias na socialização.
Os Mass Média (rádio, televisão, imprensa, internet) desempenham um papel para socialização do indivíduo.
O objectivo dos órgãos de comunicação social consubstancia-se em informar o maior nº possível de