A vida é um sopro
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
ATRQUITETURA E URBANISMO
A Vida é um Sopro
Gustavo Rodrigues
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
ATRQUITETURA E URBANISMO
A Vida é um Sopro
Trabalho elaborado pelo aluno Gustavo Rodrigues para a matéria de Apta I respondendo as perguntas propostas sobre o documentária que aborda a vida de Oscar Niemeyer intitulado "A Vida é um Sopro", sob orientação da professora .
VOLTA REDONDA/RJ
2014
1) Qual o método de trabalho e criação do arquiteto?
O método de trabalho de arquiteto, é depois do surgimento da idéia verificar fatores como as condições locais e possibilidades econômicas. Depois começa-se a desenhar, e quando se chega em uma solução que lhe agrade redigir um texto com argumentos que justifiquem a obra. Se não encontrar argumentos, deve-se voltar para a prancheta.
2) Como é a arquitetura do "Alvorada"?
Oscar define a arquitetura do Alvorada como sendo bonita, parecida com uma escultura, quase como se não tivesse nenhuma finalidade senão a da própria beleza. É uma forma nova diferente, que deve criar surpresa, assim como deve ser a arquitetura.
3) O que Niemeyer coloca como mais importante para o arquiteto?
Oscar coloca como mais importante para o arquiteto produzir um trabalho que tenha uma forma nova e diferente, que deve criar surpresa. Para isso é importante haver liberdade, fantasia e soluções diferentes.
4) Como Niemeyer trata a forma x função?
Niemeyer afirma que se você pensar apenas na função a obra fica ruim. diz ainda que a beleza é importante, dando o exemplo das pirâmides, que não têm o menor sentido, mas são tão bonitas e monumentais que nos esquecemos de sua razão e simplesmente as admiramos.
5) O que era e como foi seu primeiro projeto
Em seu primeiro projeto, ainda na faculdade, Oscar desenha para um médico, que era parente