A vida sem ti, de Tania Ganho
Ana tem 27 anos, uma coleção de namorados e uma total falta de vocação para casar e ter filhos. Mas quando conhece Richard, um homem vinte e um anos mais velho, divorciado e com dois filhos pequenos, esta decide largar tudo o que tem, o carro, a casa, o excelente trabalho como professora da Universidade, os pais, o irmão e o seu país para trás e muda-se para Londres, para viver com o amor da sua vida.
Ana acreditava estar verdadeiramente apaixonada e pensava ser amada pelo maravilhoso escritor, Richard.
Quando a jovem portuguesa chega a Inglaterra esta não parece apresentar muitas dificuldades visto que sabia a língua e tinha vários conhecimentos, embora as dificuldades existissem…
Richard era um homem fascinante, charmoso e maduro mas era esquisito, guardava vários segredos e era pretensioso, ainda assim Ana amava-o e ignorava os pequenos dramas diários que este fazia.
Meses depois Ana apercebeu-se que Richard não era a pessoa por quem ela se tinha apaixonado, ele era rude e mau por isso depois de escrever imensamente sobre o romance dos dois e depois de derramar lágrimas sem fim esta decide alugar um quarto e mudar-se.
Ana tem um caso com o canadiano mas este pouco durou.
Mais tarde tem outra relação, Jack era o seu novo amor, este era jovem tal como ela. Vestia casacos de cabedal e chamava a atenção de qualquer mulher, mas mesmo assim a esta relação não dá em nada.
O amor era a causa do sofrimento de Ana, embora não o demonstrasse. Ana vestia saias curtas e botas altas, tinha madeixas loiras e parecia ser forte e destemida mas vai mudando gradualmente por causa de várias deceções. Demasiadas expectativas só a destruíram.
Ela não só deixou os bens materiais e a família quando saiu de Portugal mas também a sua independência.
Mas por fim, o que verdadeiramente a mudou foi a perda do seu melhor amigo, do seu irmão, esta não tinha ideia do quão difícil seria a vida sem ele…