A vida Platônica
VIDA, OBRAS E PONTO FILOSÓFICO.
VIDA: ... 5 Partes Platão nasceu no ano de 427 a.C., ele era de uma das nobres famílias atenienses da época. Seu verdadeiro nome era Arístocles. Platão, que significa (em grego) “ombros largos” foi um apelido que recebera de um aluno de seus alunos por conta de seu físico robusto. Platão além de ser um grande estudioso, também era um excelente atleta, inclusive até participou dos jogos olímpicos como lutador. Ele também realizou estudos em várias partes do mundo, estudou geometria em Megara onde conheceu Euclides (importante matemático na época), no Egito estudou astronomia, em Cyrene – África aperfeiçoou-se em matemática e em Cotona – Itália teve contatos com os discípulos de Pitágoras (filósofo e matemático). A partir daí ele começou a desenvolver as suas próprias teorias. E durante o período dessas viagens Platão fez muitos amigos e também muitos inimigos por conta de suas ideias.
...
Desde jovem Platão via Sócrates como um grande mestre e sábio, logo tornou-se discípulo dele e quis deixar eternizados todos os ensinamentos do “mestre”, inúmeros diálogos e cartas de Platão tinham como figura principal Sócrates. Muitas vezes também introduzia em seus diálogos alguns parentes, ou fez a eles alguma referência precisa. A juventude de Platão foi muito agitada devido a guerra do Peloponeso, que foi um conflito entre Atenienses e Espartanos. No ano de 404 a.C., Platão teve seu primeiro contato direto com a política, uma experiência que o trouxe muita frustração. Atenas havia sido tomada pela Oligarquia dos Quatrocentos e se submetida ao governo dos 30 tiranos, que era um governo oligárquico de Atenas composto por 30 magistrados (de graça tiranos). Esse governo sucedeu à democracia ateniense, ao final da guerra de Peloponeso.
...
Seu primo Crítias e seu tio Cármides participaram do governo e o convidaram para entrar na política, mas Platão recusou a