A vida em sociedade
Atualmente sabemos que a sociedade influencia muito na vida das pessoas, a convivência social é o que forma o estilo do indivíduo. A socialização acontece quando participamos da vida em sociedade.
Para a sociedade funcionar sem conflitos o ser humano tem de ser socializado, a principal socialização se dá na infância por meio da família e da escola, isto é, a socialização primária que ocorre por meio dos outros significativos que são todas as pessoas importantes na nossa vida e das quais dependemos, como nossos pais, nossos irmãos mais velhos e amigos intímos. A socialização secundária se dá num âmbito maior por meio de todas as interações que travamos durante a vida. È por meio da socialização que adiquirimos o “direito” de atuarmos no grupo social, ao decorrer do tempo a pessoa começam a ter pensamentos, idéias, preferências e a sociedade acaba influenciando de alguma maneira a chegar a uma escolha, um exemplo comum é quando você vai a uma loja comprar um certo produto, o vendedor vai lhe mostrar o mesmo produto de várias marcas e preços, ele vai tentar te influenciar a comprar o de maior valor, ele vai te falar das vantagens do produto, que a qualidade é melhor que você não vai se arrepender se comprar aquele, e você acaba levando aquele produto pela influencia que o vendedor fez.
O processo de socialização nunca é completo e perfeito, se assim fosse seríamos robôs, e ninguém é capaz de ser socializado em todos os aspectos de sua sociedade. Imaginem se a nossa sociedade fosse complexa, urbana e industrializada, para a socialização ser completa teríamos que aprender tudo, vivenciar tudo e participar de tudo, seria impossível.
Enfim a socialização nunca iria terminar, estamos sempre sendo socializados. A cada vez que ingressarmos em um novo gruposocial, nesse momento se inicia um novo processo de socialização onde se aprende os códigos para bem atuarmos nesse grupo