A vida de Nikola Tesla
Eletrotécnica – Professor: Amarildo Reichel – Engenharia Mecânica
Resumo: A vida de Tesla
A história retrata a vida de homens que promoveram grande desenvolvimento ao mundo. Hoje, sabemos que muitas das grandes descobertas realmente “nasceram” da mente brilhante de físicos, matemáticos e engenheiros. Tesla foi um destes.
Nikola Tesla foi um engenheiro elétrico e físico croata nascido em Smiljan, Croácia, então parte da Áustria-Hungria, naturalizado norte-americano no ano de 1889. Ficou famoso por suas descobertas no campo da eletrotécnica e da radioeletricidade, como os princípios da corrente alternada. Filho de um sacerdote ortodoxo sérvio, foi um brilhante estudante e dotado de uma memória fotográfica. Cursou a escola politécnica de Graz, na Áustria, onde estudou principalmente física e matemática e fez sua graduação na Universidade de Praga, no ano de 1880. Trabalhou como engenheiro elétrico na telefônica de Budapeste, Hungria, onde passou a se interessar por motores e correntes elétricas.
Depois de passar um período em Paris, onde trabalhou na Companhia Continental Edison, foi para os EUA, e passou a morar em Nova Iorque, onde se tornou assistente de Thomas Edison. Sujeito cético e orgulhoso, Thomas Edison olhava com desdém para as idéias inovadoras de Tesla, dizendo que elas jamais dariam certo.
Esses atritos fizeram com que os dois se separassem, no ano de 1886. Um ano após, com o auxilio de patrocinadores, Nikola Tesla construiu seu próprio laboratório, no qual conseguiu dar independência a toda a sua genialidade.
Tesla criou a corrente alternada e vendeu a patente para George Westinghouse, que iniciou a campanha junto ao governo dos EUA pela adoção da nova modalidade de corrente. Iniciou viagens pelos Estados Unidos e Europa, durante as quais apresentou relatórios detalhados sobre aplicações da corrente alternada de alta freqüência e outras descobertas.
Ainda desenvolveu numerosos inventos de produção ou movidos