A viabilidade operacional da padronização de medicamentos em um hospital de pequeno porte
PROJETO DE PESQUISA
A VIABILIDADE OPERACIONAL DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UM HOSPITAL DE PEQUENO PORTE
Aluna: Daniele Vieira Lima
Feira de Santana Bahia
A VIABILIDADE OPERACIONAL DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UM HOSPITAL DE PEQUENO PORTE
1.CONTEXTUALIZAÇÃO
Os medicamentos existentes nos estoques das farmácias hospitalares possuem custos significativos, com isso, no setor saúde, os recursos estão cada vez mais escassos, o que impõe aos administradores destas organizações a busca de novas metodologias de controle. No caso das farmácias hospitalares, almeja-se a redução dos custos dos estoques de medicamentos, permitindo que o capital neles imobilizados possa ser aplicado em outros setores das instituições de saúde, onde exista a necessidade de investimentos, a padronização de medicamentos trará benefícios às organizações de saúde, com redução do custo final de estoque.
O uso racional de medicamento é obter melhor efeito, com o menor número de fármacos, durante o período mais curto e com o menor custo possível. O uso racional de medicamentos otimiza o equilíbrio entre eficácia, segurança e custo da assistência hospitalar.
2.PROBLEMA DE PESQUISA
Diante desse contexto, este trabalho tem como PROBLEMA DE PESQUISA a seguinte questão:
Quais as vantagens da padronização de medicamentos?
3.JUSTIFICATIVA
Devido a compra de medicamentos ser um dos fatores impactantes no alto custo de um hospital de pequeno porte, a padronização de medicamentos simplificaria o serviço da farmácia, reduziria custos e uma assistência farmacêutica de boa qualidade estaria sendo prestada aos usuários do hospital.
4. OBJETIVOS
4.1. Objetivo geral: avaliar as vantagens da padronização de medicamentos.
4.2 Objetivos específicos
-