A Vez dos Tímidos
Faculdade de Gestão e Negócios
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
A VEZ DOS TÍMIDOS
Osvaldo Albertin Filho
SANTA BÁRBARA D’OESTE
2013
OSVALDO ALBERTIN FILHO
TÍTULO DO ARTIGO
Resumo de artigo apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina Teorias Administrativas ministrada pelo Professor Mestre Reydner Furtado Garbero.
SANTA BÁRBARA D’OESTE
2013
1) INTRODUÇÃO
O Artigo “A vez dos tímidos” publicado em Dezembro de 2012 pela Revista HSM Management foi escrito pela colaboradora da revista Chris Stanley em entrevista à Susan Cain, ex-advogada de sucesso de Wall Street e autora do best-seller “Quiet: The Power of Introverts in a World that Can’t Stop Talking, em português algo como “Silêncio: o poder dos introvertidos em um mundo que não para de falar”.
Susan Cain vem despertar o quanto as empresas perdem ao subestimar as pessoas introvertidas, pois, segundo ela, é menos provável que os tímidos sejam aprovados para posições de Liderança. Porém, para ela, partindo do pressuposto de que pessoas silenciosas têm a mesma quantidade de boas idéias que os extrovertidos, algo está sendo perdido.
Para Susan, as empresas tem responsabilidade por essa perda ao falharem em distinguir quem se apresenta bem de quem tem habilidades de liderança verdadeiras.
2) RESUMO DO ARTIGO
Segundo Susan o aspecto fundador da personalidade de uma pessoa é sua inclinação para introvertida ou extrovertida e sugere que essa tendência específica influencia em tudo o que os indivíduos fazem, desde como escolhem os amigos e parceiros até quantas possibilidades as pessoas têm de fazerem exercício, cometerem adultérios, aprenderem com os erros ou fazerem grandes apostas na bolsa de valores.
Carl Jung popularizou os conceitos do significado de ser introvertido ou extrovertido em 1920 com o livro “Tipos