A verdadeira filosofia é reaprender ver o mundo
Os tempos mudaram e o professor saiu do papel de conhecedor da “verdade”. Cabe a ele dar condições para que o aluno construa um conhecimento crítico e se oriente por si só. Estamos dentro do mundo, portanto, temos que buscar uma compreensão transformadora das experiências vividas.
Humanizar o ser humano pela educação é primeiramente papel que cabe à família fornecer a base dos valores e princípios conduzindo a educação de sentimentos positivos e de amor ao próximo. O educador é um facilitador que ajudará o aluno a unir o que ele já sabe com os conhecimentos que ele precisa aprender e compreender os processos, sistematizando esses conhecimentos e tornando-o capaz de ser agente transformador de sua realidade, ao passo que ele conhece outras realidades.
A desumanização nas sociedades de classes ocorre em razão ao progresso e às transformações tecnológicas, massificando as formas de cultura, tornando instáveis as condições de trabalho e reduzindo os homens a objetos dos sistemas produtivos. Há uma carência total de valores éticos. A relação atual entre pais e filhos é quase inexistente, cada um buscando seus próprios objetivos, a relação entre amigos é virtual, estreitando a condição de convivência fundamental para o exercício humano.
A verdadeira filosofia faz com que as pessoas reflitam sobre suas atitudes procurando sempre melhorar o meio em que vivem. Conforme refletimos os nossos atos, reaprendemos a viver com o mundo e a ver as pessoas de outro modo.
Na área da educação podemos analisar que o professor tem que estar sempre atento e refletir sobre suas aulas e atitudes, principalmente quando há crianças com