A verdade
Colegiado de Psicologia
Edla Raiane Fernanda Rodrigues Jeovane Ferreira Safira Sodré Tatyana Wanderley
A verdade
Alagoinhas-BA
2013
Edla Raiane Fernanda Rodrigues Jeovane Ferreira Safira Sodré Tatyana Wanderley
A verdade
Trabalho apresentado a Faculdade Santíssimo Sacramento do curso de Psicologia , como atividade avaliativa e componente curricular Introdução e Filosofia sob orientação do professor Márcio Santos .
Alagoinhas-BA
2013
Ignorância e Verdade A verdade como um valor A verdade,é o desejo do verdadeiro que move e suscita filosofias. Afirmar que a verdade é um valor significa que o verdadeiro confere ás coisas, aos seres humanos, ao mundo um sentido que não teriam se fossem considerados indiferente á verdade e a falsidade.
Ignorância, incerteza e insegurança
A ignorância pode ser tão profunda que nem sequer percebemos ou a sentimos.Em geral, o estado de ignorância se mantêm em nós enquanto as crenças e opiniões que possuímos para viver e agir no mundo se conservem como eficazes e úteis, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar delas e, consequentemente, achamos que sabemos tudo o que há para saber.
Na incerteza não sabemos o que pensar,o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança. O espanto e a admiração, assim como antes a dúvida e a perplexidade, nos fazem querer saber o que não sabíamos,nos fazem querer sair do estado de insegurança, nos fazem perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza.
Quando isso acontece, estamos na disposição de espírito chamada busca da verdade.
Dificuldades para a busca da verdade
“ Não são as certezas que movem a vida,mas sim o desejo pelo desconhecido.”( MayMMs)
A enorme quantidade de veículos e formas de informação acaba tornando mais difícil a busca da verdade,