A VERDADE E AS FORMAS JURIDICAS, E VIGIAR E PUNIR
Domínios do Poder e as praticas Sociais:
Seu objetivo se torna “mostrar como as práticas sociais podem gerar domínios de saber que não somente fazem aparecer novos objetos, novos conceitos, novas técnicas, mas também fazem nascerem formas totalmente novas de sujeitos e de sujeitos de conhecimento”. Foucault entende que o próprio sujeito de conhecimento tem uma história calcada em sua relação com os objetos, o que quer dizer mais claramente que a própria verdade em uma história, ou seja, cada indivíduo possui uma relação com coisas no mundo em que vive, porém acaba sendo moldado pelo meio para sua sobrevivência de acordo com o controle e a vigilância.
Sujeito humano e Sujeito de Conhecimento
Sujeito humano: já vem com as próprias formas de conhecimento; Sujeito de conhecimento: sujeito moldado pela sociedade através do controle.
O papel da historia na construção das verdades:/Papel da linguagem e da literatura no domínio social:
Tem o mesmo papel a história e a linguagem na construção das verdades e domínio social, pois, através dos marcos histórico entre eles guerras e manifestos e através da poesia, literatura, o homem foi se modelando, sendo esculpido pelos ditames do Estado. Desta forma, entende que não se deve analisar o discurso apenas em seu aspecto lingüístico, mas sim “como jogos (games), jogos estratégicos, de ação e de reação, de pergunta e resposta, de dominação e de esquiva, como também de luta. O discurso é esse conjunto regular de fatos lingüísticos em determinado nível, e polêmicos e estratégicos em outro”.
A liberdade e o sujeito: Regras onde são definidas regras de jogo a partir das quais vemos nascer certas formas de subjetividade, certos domínios de objeto, certos tipos de saber.
Historia interna da verdade
A interna é aquela que se corrige a partir de seus próprios princípios de regulamentação, O homem tem a própria relação com o objeto, internamente sabe suas verdades.