A Verdade Como Um Valor
A Filosofia é uma deliberação orientada ou uma decisão por um valor: a verdade. É o desejo do verdadeiro que move a Filosofia e suscita filosofias.
Ignorãncia, incerteza e insegurança
A ignorância pode ser tão profunda que seguer a sentimos ou a percebemos, ou seja, não sabemos que ignoramos, não sabemos que não sabemos. O estado de ignorância se mantém em nós enquantos as crenças e opiniões que possuímos para agir e viver no mundo se conservam como utéis e eficazes, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar, desconfiar delas e, consequentemente, achamos que sabemos tudo que há para saber. A diferença é que, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que há falhas naquilo que acreditamos, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade e que, durante muito tempo, nos serviu como referência para agir e pensar. Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou fazer em certas situações ou diante de certas coisas, fatos, pessoas, etc. Temos dúvidas e somos tomados pela insegurança.
O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas, ou seja, de acreditar que as coisas são tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de crédito e confiança. Ao mesmo tempo, nossa vida cotidiana é feita de grandes e pequenas decepçoes e, por isso, desde cedo, vemos as crianças perguntarem aos adultos se tal coisa “é de verdade ou de mentira”.
Dificuldades para a busca da verdade
É muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a verdade, em nossa sociedade. Pois parecemos viver numa sociedade que acredita nas ciências, que recebe durante 24 horas diárias informações vindas de jornais, que possui bibliotecas, livrarias, museus, editoras, fotografias e computadores.
É justamente essa enorme quantidade de veículos e formas de informaçao que acaba tornando tão difícil a busca da verdade. Todo mundo acredita que está recebendo, de modos diferentes e variados,