a verdade agostinho
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo incentivar as pessoas que não têm conhecimento filosófico a começar a ler, pois o esmo artigo traz uma linguagem de fácil compreensão sobre o tema da verdade para o filosofo cristão, Agostinho de Hipona alem dessa abordagem fácil, ele trouxe de forma clara a compreensão de Deus para Agostinho é onde ele acreditava que Deus habitava e onde encontra Deus. O estudo de Agostinho é uma constante busca pela verdade. Ele afirma que essa verdade só podia ser encontrada em Deus, portanto só as almas puras é santas alcançariam a verdade. Agostinho também fala que Deus habita no interior do homem é o homem só encontraria Deus se fosse em busca de entrar em de si mesmo porque lá estaria Deus, a verdade. Nesse artigo também é visto o pensamento de outros filósofos em relação a verdade, desde de ideias contrarias a idéias parecidas com as dele.
Palavra chave: a verdade,Agostinho,Deus.
1. Introdução:
Agostinho ou Aurelius Augustinus (354-430) foi um homem que viveu num momento limite: O império Romano se esfacelava. Com a queda de Roma terminava o mundo antigo e tinha início a Idade Média, por isso, talvez, o filósofo tenha produzido uma obra que é essencialmente a síntese do pensamento de Platão com o cristianismo.
Seus pais se esforçaram para mandá-lo estudar na Universidade de Cartago, a grande metrópole da África romana. Em vez de dedicar-se aos estudos, Agostinho preferiu dedicar-se a uma vida de prazeres, preferencialmente os sexuais, tanto que se celebrizou sua seguinte frase: Senhor, torna-me casto, mas não ainda2.
Agostinho leu o filósofo e orador romano Cícero (106-43a.C.) e, influenciado por ele, deu início a uma busca filosófica pela verdade, que o levou a adotar as mais diversas posições filosóficas e religiosas (maniqueísmo, ceticismo) até abraçar o cristianismo aos 32 anos. Mais tarde se tornaria bispo da cidade de Hipona (atual Annaba, na Argélia).
2. A concepção de