A valorização das aulas de educação física por meio da dança como modo de estimular a corporeidade e a quebra do preconceito
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Graduação em Educação Física- Licenciatura
Rennan Oliveira Lima
Estrutura do Projeto: * Tema (objeto): Corporeidade e o preconceito
* Delimitação: A valorização das aulas de Educação Física
* Título: A valorização das aulas de Educação Física por meio da dança como modo de estimular a corporeidade e a quebra do preconceito.
* Objetivo Geral: Este projeto visa estudar alguns aspectos importantes sobre a Dança (como: aperfeiçoamento das qualidades físicas, o desenvolvimento socioemocional, cooperação, socialização, solidariedade, liderança, qualidade de vida, consciência corporal, espaço, tempo e rítmica) bem como seus estilos e conceitos, e também demonstrar a realidade de como ela é trabalhada no ambiente escolar.
* Objetivos específicos: * Buscar conhecimentos sobre as questões de gênero, permitindo discussão sobre preconceitos existentes nas aulas de Educação Física quando é trabalhado o conteúdo Dança. * Pesquisar como a Dança vem sendo trabalhada na escola atualmente. * Estudar sua importância no desenvolvimento quanto à corporeidade e inclusão de portadores de deficiência no meio. * Buscar valorizar as aulas de Educação Física por meio da dança através dos conteúdos e conceitos aplicados. * Justificativa: A dança quanto conteúdo no âmbito escolar é de grande importância, pois assume diferentes perspectivas diante do aprendizado; além de ajudar no aprimoramento do desenvolvimento motor das crianças, ela também contribui para um despertar dos alunos para uma integração na sociedade em que vivem.
Morato (1986), Cunha (1992) e Nanni (1995) ressaltam que a dança escolar está basicamente voltada à aprendizagem do movimento e à exploração das capacidades de se movimentar. Para isso, as atividades deveriam ser elaboradas