A valorização da produção textual como forma de re-significação da leitura
1- Identificação:
Colégio Modelo
Clientela: alunos de 3º ano do Ensino Médio
Responsáveis:
Duração: 15 dias
Área: Língua Portuguesa
2- Tema:
A valorização da produção textual como forma de re-significação da leitura
3- Justificativa:
Considerando a sala de aula um espaço privilegiado na troca de saberes indispensáveis para a construção de novos conhecimentos e, entendendo a leitura como elemento essencial, é de suma importância desenvolver um projeto que incentive e ofereça ao aluno oportunidades de vivenciar e compartilhar diversas atividades como, debates, leituras visuais, produções textuais, dramatizações, recreação com sucatas, entre outras, que o possibilite refletir sobre a pluralidade cultural no contexto social.
Portanto, este projeto tem como propósito, valorizar as diversas formas de produções textuais, instigando o discente a refletir sobre as informações contidas nos textos, desenvolvendo o seu senso crítico e re-significando a leitura, criando condições em que o educando supere a visão restrita de mundo, e conseqüentemente compreenda a complexidade da realidade. Para com isso aprimorar sua capacidade comunicativa e ampliar significamente a sua inserção no espaço em que vive.
4- Objetivo Geral:
Compreender a importância da prática de leituras e produções textuais de diferentes tipos, tanto funcional quanto de ficção, desenvolvendo assim a autonomia, a atitude solidária e crítica, integrando espontaneamente as áreas do saber.
5- Conteúdo:
Leitura, interpretação e produções textuais;
Tipologias textuais
6- Objetivos Específicos:
Extrair informações implícitas das leituras efetuadas;
Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação;
Sintetizar informações, expressando-as em linguagem própria, oralmente ou por escrito;
Produzir textos escritos de diferentes gêneros textuais como uso efetivo da língua, observando a funcionalidade da mesma em