A Valoriza O Do Capital Humano E Da Tecnologia Como Diferencial Competitivo Dentro Da Organiza O
COMPONENTES DO GRUPO: ARTUR EUCLIDES, AUGUSTO RAFAEL, HERLEN OLIVEIRA, RELSON MONTEIRO, RENATO SAMPAIO.
PROFESSOR: ANTONIO NETO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO E DA TECNOLOGIA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO
SÃO LUIS – MA
2014
A valorização do capital humano e da tecnologia como diferencial competitivo dentro da organização.
As organizações passam por um momento de mudanças no que diz respeito à importância dada aos capitais humanos, mais valorizados a cada dia. Para entender um pouco mais dessa nova dinâmica, vale fazermos uma reflexão sobre a crescente importância dada a temas como o Conhecimento, que eram deixados de lado por conta da relevância dada aos Capitais Financeiros e Materiais.
No passado, os gestores das empresas se preocupavam em obter os melhores recursos materiais para a construção de uma infraestrutura que lhes possibilitassem alcançar altos índices de produção. Isso, por sua vez, lhes permitia obter ótimos resultados econômicos, já que teriam cada vez mais excedentes para comercializar. Essa forma de pensar e administrar os negócios predominou por quase dois séculos, tendo seu início na época da Revolução Industrial. Por volta da metade do século passado, estudiosos começaram a voltar sua atenção para um dos fatores mais importantes dentro de qualquer organização: a influência do capital humano e de suas capacidades transformadoras, pois uma equipe sólida e bem arraigada pode efetivamente trazer resultados positivos.
Com o desenvolvimento das Ciências Humanas, a organização começou a ser analisada não só por sua capacidade produtiva e de gerar lucro, mas também pelo capital humano a ela agregado. Nesse ponto, vale lembrar que essa expressão “capital humano” reúne em si os conceitos de educação, inovação, criatividade e conhecimento, entre outros aspectos intangíveis. Quando bem trabalhados, esses ativos gerados pelo