A Utopia - Thomas More - Resumo
Neste trabalho é relatada a sociedade de Utopia, ilha ideológica do livro com o mesmo nome desta, escrito por Thomas More. Aqui se tem um breve comentário em como era vida em "Lugar Nenhum", Utopia. O livro de More foi um sucesso imediato, e foi traduzido na maior parte das línguas europeias.
O pensamento sócio político de Thomas More é a retomada do pensamento de Platão, no renascimento do pensamento grego na Europa ocidental, esta pode ser a maior importância da sua obra. O termo Utopia, pela primeira vez usada por More no seu "De optimo reipublicae statu deque nova insula Utopia" (Louvain, 1615), foi construído do grego "ou", não ou nenhum, e "topos" lugar, significando, portanto "lugar nenhum ou imaginário" e não "sociedade perfeita", como o termo passou a ser utilizado.
No primeiro livro More descreve os problemas sociais da Europa, dividida pelo egoísmo e ambição de poder e riqueza. No segundo livro More descreve o estado pagão comunista, governado pela razão, em notável contraste com a confusa e injusta Europa cristã.
A raiz do mal na Europa