A UTILIZAÇÃO DO CONCRETO ALTO ADENSÁVEL NA CONTRUÇÃO CIVIL
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma nova técnica para execução de estruturas de concreto armado, através da utilização de Concreto Auto-Adensável.
O emprego dessa nova técnica permite reduzir os custos, melhorar a qualidade das estruturas de concreto, facilitar as atividades de lançamento e adensamento, diminuir desperdícios e melhorar as condições de trabalho no canteiro de obras quando comparadas à execução de estruturas com concreto convencional.
Cabe ressaltar ainda a característica inovadora da técnica: além deste trabalho, não existe qualquer outro registro de utilização de Concreto Auto-Adensável em estruturas de edifícios residenciais.
Primeiramente será apresentada uma breve explicação sobre o Concreto Auto-Adensável e em seguida um detalhamento das vantagens de sua aplicação. 2. DEFINIÇÃO E BREVE HISTÓRICO DO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
O Concreto Auto-Adensável (CAA) tem como principal característica uma grande fluidez, ou seja, uma alta trabalhabilidade, podendo ser moldado em fôrmas preenchendo cada espaço vazio através de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tipo de vibração ou compactação externa.
O CAA foi desenvolvido no Japão, por volta de 1983, sendo que sua maior aplicação em obras civis ocorreu em 1997, naquele país, com a concretagem das ancoragens de concreto da ponte metálica de maior vão livre do mundo. A ponte Akashi-Kaikyo, inaugurada em 1998, com 1.991 metros de vão livre, consumiu nas ancoragens 290.000 m³ de concreto Auto-Adensável. Os motivos da utilização de CAA nesta obra foram a velocidade de execução, a dispensa de adensamento (o qual seria muito difícil para este volume) e a qualidade final do concreto.
3. CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM O CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL DE UM CONCRETO CONVENCIONAL
Tal qual outros concretos especiais, como, por exemplo, o Concreto de Alto Desempenho, o Concreto Auto-Adensável é um material referenciado como uma evolução tecnológica dos