a utilização de plantas medicinais no tratamento e/ou auxilio de doenças
Introdução
No dia 23 de agosto de 2013, realizamos uma visita ao Instituto de Pesquisas Cientifica e Tecnológica do Amapá (IEPA), com a finalidade de obter conhecimentos no que diz respeito sobre a utilização de plantas medicinais no auxilio/tratamento de diversas enfermidades, prática essa que vem ganhando espaço no cenário mundial da saúde e somando progresso junto à medicina. Por ser de baixo custo e considerável eficácia, o desempenho deste tratamento vem refletindo no aumento da demanda demonstrado pela população, que procura cada vez mais por este tipo de serviço oferecido pelas farmácias de manipulação.
Com a ajuda dos profissionais do instituto obtivemos informações importantes e valiosas que em muito contribuíram para a elaboração e enriquecimento deste trabalho.
A trajetória para a criação do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), remota a década de 60 com a criação do Museu Comercial, também chamado de Museu Industrial, em 29 de janeiro de 1985, destinado a manter uma exposição permanente e elucidativa dos produtos regionais como fibras, plantas medicinais, sementes, etc... .
O IEPA, através do Centro de Plantas Medicinais e Produtos Naturais-CPMPN, realizam atividades de pesquisas na área de fitoterapia buscando confirmar a viabilidade desta, e sua inserção na rede de saúde pública local. O conhecimento tradicional das comunidades locais foi a grande fonte de incentivo para que a instituição pudesse transformar através de tecnologias próprias, os recursos naturais do Estado, em especial as plantas medicinais e os óleos vegetais, em