A utilização de brincadeiras
As atividades lúdicas são extremamente importantes no aprendizado das crianças, pois são atividades que reúnem, interessam e exigem concentração das crianças. A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, enfim, aprender.
Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se torne um adulto equilibrado. Além disso as crianças aprendem muito mais se o conteúdo for apresentado em forma de jogos ou brincadeiras.
Durante as brincadeiras, a criança se constrói, pensa, aprende a dominar materiáis a aconhecer o próprio corpo ,é nessa hora que ela exprime toda a sua criatividade.
Hojé as crianças não tem um pátio um local apropriado para brincar, além disso elas só penssam em videogames, telévisão, computadores, etc.
Antigamente as crianças brincavam de varios tipos de brincadeiras , ficavam até tarde da noite jogando um jogo, raciocinando para resolver um problema .
Infelizmente, muitas escolas veem as atividades apenas como um passatempo para preencher as horas vagas, um período de descanso ou como a hora de a criança gastar um pouco de energia, e não levam em consideração a importância dessa hora.
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão, mas como um aprendizado.
Os desenvolvimentos pessoais que