A UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇOES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM.
1- Apresentação e contextualização do tema.
Pensando a educação nos dias atuais percebemos que é de suma importância que o professor tenha um olhar crítico – dialético, entendendo que a aprendizagem pode acontecer de variadas maneiras, ou seja; podem-se aplicar recursos disponíveis em consonância com o objetivo da aprendizagem. Deste modo, compreendemos que cada criança vai aprender, ou seja; assimilar o conhecimento no seu ritmo e a sua maneira, tendo o professor como primordial nesse processo. Daí a necessidade de busca por recursos metodológicos eficazes para o processo ensino-aprendizagem. Quando refletimos sobre o processo ensino aprendizagem na Língua portuguesa, nos deparamos com diversos assuntos e prováveis caminhos a serem seguidos, e no presente trabalho , elegeu-se as histórias em quadrinhos como um recurso que contribui para o aprendizado dos alunos.
Pretendemos, discorrer sobre contribuições das HQ na sala de aula, ou seja, de que forma as HQ podem contribuir para o desenvolvimento da oralidade e da interpretação desse gênero textual, como também de ampliação de vocabulário. Podemos enfatizar também que é um gênero textual que torna o ato de ler divertido. O uso delas para o ensino é uma metodologia vista como fonte de informação e reflexão no processo ensino-aprendizagem buscando possibilidades de tornar o trabalho em sala de aula mais prazeroso tanto para o aluno quanto para o professor.
A introdução das histórias em quadrinhos (HQs) na educação aconteceu de forma bastante restrita, utilizadas inicialmente nos livros didáticos para ilustrar textos complexos. Com o tempo, foi sendo observada a boa aceitação entre os alunos e as pesquisas mostraram benefícios de sua utilização nas salas de aula como apoio pedagógico as diversas disciplinas (VERGUEIRO, 2010).
As histórias em quadrinhos transmitem ações rápidas como sua fácil compreensão, e