A utilização da pesquisa em administração em são lourenço do oeste
Adrielle Geremias[2]
Maicon Daniel Zimmer²
A pesquisa em administração, na visão de Cooper e Schindler (2003), constitui-se atualmente em uma importante ferramenta de auxilio à tomada de decisão empresarial. Com o objetivo de conhecer a utilização da pesquisa e a importância desta pratica nas organizações empresariais da região oeste de Santa Catarina, desenvolveu-se uma consulta a três empresas de diferentes setores da economia, localizadas no município de São Lourenço do Oeste. Para a coleta de dados, utilizou-se o método de questionário, fundamentado em três etapas. Na primeira etapa buscou-se informações gerais sobre a história das empresas e como estão situadas no mercado atualmente. Na segunda etapa procurou-se saber da utilização da pesquisa na empresa, para que e como foi utilizada. Na terceira etapa os entrevistados foram perguntados sobre os resultados da pesquisa, se utilizariam novamente e como avaliam a pesquisa como ferramenta de subsidio a tomada de decisão.
Segundo Cooper e Schindler (2003), qualquer dificuldade ou oportunidade que exija uma decisão gerencial configura um problema de pesquisa na área da administração. Portanto, a pesquisa em administração se torna válida quando fornece informações importantes que auxiliem o gestor na tomada de decisão. Em razão disso, o administrador precisa saber reconhecer uma pesquisa confiável e a validade de suas informações. Ainda, de acordo com Cervo; Bervian e Da Silva (2005), pesquisa é uma atividade que busca investigar algum problema usando o método cientifico. Parte, então, de uma dúvida ou problema e busca uma resposta ou solução.
Uma das empresas que foram alvo da pesquisa se chama SL Móveis, empresa que esta localizada na Rua Ernesto Beutter no centro da Cidade. Foi criada em 1988 com o intuito de atuar no comércio de móveis usados, hoje atua no comércio de móveis e eletrodomésticos. Conta com 85 colaboradores e atua no