A utilização da mulher "real' da campanha da duloren
RESUMO
Este artigo analisa a utilização da imagem da mulher na propaganda de lingerie Duloren, a estratégia utilizada por esta marca proporciona a sensação de poder a suas consumidoras, garantindo a elas a possibilidade de quebrar ‘tabus’, utilizando a lingerie Duloren. Será apresentada a análise da nova campanha publicitária da Duloren, dentro do projeto New People, que foi veiculada em maio de 2012 na mídia impressa e nas redes sociais e teve como modelo a secretária executiva aposentada Vera Juppa da Silva, de 77 anos.
PALAVRAS-CHAVE: Lingerie; Tabu; Sexo; Terceira Idade; Duloren.
1. Introdução
A propaganda utiliza-se dos discursos verbais e não verbais para vender seus produtos. Como forma de persuadir o consumidor, cada dia mais se observa a imagem da mulher sendo explorada das mais diversas formas, com o intuito de vender diferentes tipos de produtos: carros, bebidas alcoólicas, produtos de emagrecimento, lingerie, entre outros. As propagandas de lingerie supervalorizam a beleza física, mesmo que a consumidora não possua esse padrão, estimula a mulher a usar a lingerie e adquirir esse poder de sedução até então desconhecido. Durante anos a marca de lingerie Duloren adotou essa postura trazendo em suas campanhas modelos belíssimas, corpos esculturais, seguindo certo padrão de beleza imposto pela sociedade. ___________________________
1 2
Trabalho apresentado na disciplina de Análise do Discurso,. Estudante de Graduação do 5º. Semestre do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON, e-mail: diniz.quesia@gmail.com. 3 Estudante de Graduação do 5º. Semestre do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON, e-mail: lcorassa@gmail.com.
1
No entanto, em 2012, começaram a veicular no mercado propagandas com mulheres