A urbanização do mundo
Trata-se da redistribuição demográfica, de populações e localidade antes rural, em assentamentos urbanos. A urbanização também é entendida pela expansão de uma cidade.
Tradicionalmente, esse termo refere-se ao deslocamento de um grupo de pessoas que deixam uma área rural para viverem centros urbanos. Um estado ou país é considerado urbano, quando a maior parte de sua população vive nas cidades, estando a menor parcela da população no campo.
O atual fenômeno da urbanização no mundo, grande gerador de disparidades sociais e favelização, principalmente em países emergentes e subdesenvolvidos, é tema de estudo na área da sociologia, antropologia, geografia e economia. O planejamento das cidades e controle da urbanização é responsabilidade do urbanismo, do planejamento urbano, do planejamento da paisagem, do desenho urbano e da geografia.
O controle urbano, na maioria dos casos, depende de ações diretas aplicadas pelas prefeituras com o apoio de créditos de desenvolvimento concedido por instituições financeiras federais e internacionais.
Na história da humanidade, na Antiguidade já existiam grandes cidades como Roma, que no ano 100 d.C possuía cerca de 650.000 habitantes. No decorrer dos séculos, a humanidade só iniciaria um intenso processo de urbanização a partir da Revolução Industrial.
Inicialmente, na primeira Revolução industrial, a indústria nascente utilizava a mão-de-obra rural que migrara para os parques industriais para trabalhar. Esses primeiros parques indústrias ficavam situados nas cidades. Posteriormente, com o avanço dos transportes e da geração da energia