a uniao de 5 dias
Um dos objectivos deste trabalho é fazer com que nós, alunos, apliquemos um conjunto de processos químicos e físicos referentes aos de um ciclo de cobre.
Outro objectivo é caracterizar a reactividade dos elementos metálicos, nomeadamente do cobre;É importante reconhecer a relevância da reciclagem dos metais em geral e identificar alguns problemas de poluição relacionados com a reciclagem do cobre.
Basicamente, o principal objectivo desta actividade é responder à questão: “Será possível reciclar uma substância usando processos químicos com rendimento de 100%?”
A utilização do cobre remonta há mais de 7000 anos – esta utilização precoce resultou do metal se encontrar à superfície da Terra no estado nativo e de ser facilmente trabalhado (elevada maleabilidade). Uma das principais fontes ou um dos sítios mais ricos neste metal era a ilha de Chipre, daí o nome, cuprum, que era o nome em latim desta ilha. O cobre era muito utilizado no fabrico de armas e utensílios. Mais recentemente, no século XX, o cobre foi um fator importantíssimo do desenvolvimento industrial. Atualmente o cobre é o terceiro metal mais usado.O cobre está bastante distribuído por toda a Terra, sendo particularmente comum encontrá-lo combinado com ferro, carbono, oxigénio e enxofre. São conhecidos mais de centena e meia de minerais de cobre, mas os mais comuns são os sulfuretos e os óxidos: calcosite (Cu2S), cuprite (Cu2O), calcopirite (CuFeS2) e malaquite (CuCO3.Cu(OH)2). Os minerais com maior interesse comercial são a calcosite que possui 79,8 % de cobre, e a calcopirite com 34,5 %. No plano mundial, cerca de 35% das necessidades de cobre são supridas pela reciclagem do cobre encontrado em computadores, equipamentos eletrónicos, válvulas e eletrodomésticos [5]. O cobre pode ser reciclado