a tua mae de 4
Disciplina :História
A 1ª República Portuguesa
Trabalho realizado por:
André Santos Nº4 9ºA
Introdução
O tema do trabalho é a 1º República Portuguesa e irei descrever os seus aspectos mais importantes.
Vou falar sobre a Crise e a queda da monarquia
Crise e queda da
Monarquia
•Nos finais do século
XIX ,Portugal era um país onde a agricultura predominava ,havia muito mais importações do que exportações , então tinha uma balança comercial deficitária ,por isso o Estado aumentava os impostos.
•Com a crise económica e financeira os bancos e as empresas foram à falência .As dificuldades económicas originaram o descontentamento social:
-A classe média confrontava-se com o aumento dos impostos ,com a inflação e com a ameaça de desemprego
-O operariado tinha problemas semelhantes aos da classe média , também tinham baixos salários e muita horas de trabalho chegando mesmo às 14 horas.
A Crise e queda da monarquia •Portugal era uma monarquia constitucional e tinha dois partidos monárquicos -o regenerador e o progressista
•Em 1875, foi fundado o Partido Socialista dirigido pela classe operária.
Em 1876, criou-se o Partido Republicano Português que tinha como objectivo derrubar a Monarquia e a implantação da República.
•Os republicanos usaram a imprensa, os comícios e as comemorações criticar bastante as instituições monárquicas, e conseguiram influenciar a opinião pública.
A Revolução repúblicana
•Os antecedentes:
-A 31 de Janeiro de 1891, aproveitando o descontentamento da população foi organizado no Porto, uma tentativa de implantação da República, mas a revolta acabou por ser dominada pelas forças da guarda municipal. -Devido aos desacertos entre os vários partidos monárquicos e à agitação no Parlamento o rei D.
Carlos entregou a chefia do Ministério a João Franco, do
Partido Regenerador Liberal, em Maio de 1906. João
Franco passou a dirigir o País de forma ditatorial, o