A Trindade Gordon Clark
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/a-trindade-go rdo n-clark/teo lo gia
A Trindade (Gordon Clark) digg O cristianismo sempre teve seus oponentes, incluindo muitos que se prof essam cristãos. Alguns desses inimigos da f é menosprezam a doutrina e louvam a prática, exortando os cristãos a mais e mais ações em vez de aprendizado inútil, especulação e controvérsias doutrinárias causadoras de divisão. Ainda outros depreciam a doutrina e insistem que a santidade consiste em ouvir Deus como ele nos f ala através da igreja, dos amigos e de nosso coração.
A estas pessoas, e aos cristãos enganados por elas, um livro inteiro sobre a Trindade deve ser um enigma.
Por que alguém leria um livro como esse, sem f alar em escrevê-lo? Alimentar os f amintos e abrigar os semteto não são coisas mais importantes que entender a dif erença entre homoousios e homoiousios? Quem af inal liga, pouco que seja, para sabelianismo e arianismo? Esquadrinhar o próprio coração não é mais importante que esquadrinhar um tratado sobre a Trindade?
Inf elizmente para essas pessoas, elas estão enganadas, e erros como esse podem lhes custar suas almas. Cristianismo não é ação nem introspecção: é verdade. Cristianismo é doutrina, ensino, teoria, verdade; não é prática, ação ou alvoroço. Sem dúvida certo tipo de comportamento é resultado do cristianismo, mas o comportamento em si não é cristianismo. Conf undir as duas coisas é cometer um erro tão sério quanto conf undir justif icação e santif icação, f é e obras. Qualquer um conf uso sobre esses pontos corre risco de inf erno. Todavia é muito popular hoje em dia em alguns círculos alegadamente cristãos se enf atizar a ação e ignorar a doutrina, como se a ação f osse a coisa importante. Esse ponto de vista é estranho às Escrituras, que ensinam justif icação por meio da f é somente e santif icação por meio da verdade. O apóstolo Pedro, para citar apenas um exemplo, diz-nos que todas as coisas que pertencem
à