A trasição da pintura para fotografia

659 palavras 3 páginas
COMUNICAÇÃO SOCIAL - Publicidade e Propaganda

da ão siç ran T afia A ogr Fot ara ap tur Pin ica lóg ana fia gra e oto f ital dig afia ogr fot DIOGO MACEDO DOS SANDOS
1° SEMESTRE

FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
2013

A Transição da Pintura para Fotografia
O homem sempre tentou registar seu momento aqui na terra de alguma forma, e este sempre foi sua fixação, para mostra as próximas gerações seus feitos. A pintura, era a forma do homem primitivo de representar a vida nas cavernas (costumes, alimentação, vestuário, domesticação de animais e catástrofes).
Em 350ac Aristóteles cria o uma seria o ponta pé inicial para criação da fotografia que conhecemos hoje, a câmera escura. Mas só no século XIX surgir realmente a fotografia, para espanto da sociedade de como era possível regista com tamanha realisto as coisas. Por muito tempo a fotografia não era vista como arte e sim como um processo químico e mecânico. Por outro lado a pintura era o mais próximo de transpor a sensibilidade o intelecto do artista (pintor) para as telas.
Mas tudo mudou quando uma determinada classe de pintores (Os miniaturistas) viram que era hora de evoluir pois a sociedade suspirava com o realisto que a fotografia proporcionava. Com isto começou a fusão da destreza e técnicas da pintura para a fotografia. Assim eles puderam transferir a sua sensibilidade para o novo oficio.
A fotografia por ser uma forma mais rápida e realista dava a possibilidade de múltiplas imagem idênticas do mesmo objeto. Contudo a pintura não deixou seu status de arte única, e ainda e reconhecida e na sociedade.
Hoje a pintura e fotografia andam juntas uma evoluindo e contribuindo entre si.
Exemplo disto é que a fotografia apropriou-se de muitas das temáticas da pintura e foi buscar inspiração nelas. Abaixo vemos alguns destes trabalhos que vieram da pintura e reproduzimos na fotografia.

Pintura Vermeer, 1665. Foto Eduardo Sena, 2003.

Pintura Jean Steen, sec. XVII. Foto Lois

Relacionados