a transição do feudalismo para o capitalismo abordando os pilares capitalistas.
605 palavras
3 páginas
No final da Alta Idade Média ocorreram profundas mudanças na estrutura feudal, que introduziram parte da sociedade a uma dinâmica urbana e comercial. Juntamente com a revolução comercial ocorreu também a revolução urbana. Com a expansão demográfica ocorrida em detrimento do aumento da produção agrícola, muitas pessoas passaram a habitar as cidades, bem como as inovações tecnológicas no campo, que tornaram a necessidade de mão de obra consideravelmente menor, criou um contexto favorável a um êxodo rural. Além destes fatores, outros acontecimentos colaboraram para que o sistema feudal entrasse em declínio, abrindo caminho para um novo modelo de produção. Um deles foram as guerras, que demandava uma grande quantidade de pessoas, também gerava desordem nos reinos envolvidos, muitas vezes afastando o senhor feudal da sua terra, seja para viver nas cidades ou para ir a guerra propriamente. Outro ponto que favoreceu essa conjuntura, foram as pestes que eliminaram uma grande quantidade de pessoas, fazendo com que houvesse uma enorme escassez de mão de obra, e consequentemente uma estagnação da produção, e como esta produção mantinha somente as necessidades, houve um estado de fome generalizado.
A mudança de postura por parte dos senhores feudais para com seus servos, também influenciou na ruptura do modo com que eles eram explorados. Pois como houve um afastamento dos senhores, os servos já não praticavam suas obrigações, o que mudou a forma dos camponeses encararem a situação. Isso fez com que na tentativa de consolidar o poder novamente, os senhores se tornaram objeto de revolta e desta forma se enfraquecendo mais ainda perante os servos.
Com o crescente comércio e com o crescimento das atividades urbanas, surgia também uma nova classe de pessoas, chamada burguesia. Inicialmente as cidades que cresciam perto dos castelos dos senhores feudais eram chamadas de burgos, e o termo burguesia se refere a todas as pessoas que habitavam os burgos. Mas com o passar do tempo, a