A Transição da Escola Média e da Universidade para o mundo do trabalho: percursos, oportunidades e desfios para o século XXI.”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM GRADUAÇAO
MARCOS VINICIUS FERREIRA VILELA
REFLEXOES ACERCA DA TROCA DE SABERES PROVOCADA PELA DISCIPLINA INTITULADA: “A Transição da Escola Média e da Universidade para o mundo do trabalho: percursos, oportunidades e desfios para o século XXI.”
Docente: MARIA SIDALINA ALMEIDA
BELO HORIZONTE/MG
JULHO - 2013
Por meio da disciplina intitulada: A Transição da Escola Média e da Universidade para o mundo do trabalho: percursos, oportunidades e desafios para o século XXI nos permitiu uma plena reflexão sobre a importância do estudo no processo de transição dos jovens para o mundo do trabalho não apenas numa perspectiva objetiva mas principalmente em uma perspectiva subjetiva o que permite melhor visualizar as tipologias de trajeto e as formas identitárias assumidas pelos alunos ao longo do seu processo de inserção no mercado de trabalho. Sabe –se que existe nos dias de hoje uma plena desarticulação no processo de formação oferecida pela escola regular e os interesses da sociedade de hoje. Nessa perspectiva a escola assume um formato conteudista visando apenas o cumprimento de programas esquecendo-se do processo de formação de seus alunos como seres humanos promovendo assim um crescente desinteresse desses alunos pelo conhecimento transmitido na escola. Além disso percebe-se uma frágil e as vezes inexistente identificação do jovem com o ambiente escolar na qual muitas vezes ele não entende qual a importância do período em que permanece na escola no seu processo de formação, tornando esse ambiente um verdadeiro depósito de alunos. Ao longo do seu percurso de formação, em algumas situações que vão deste objetivos acadêmicos até mesmo devido a questões pessoais, esse jovem acaba por optar pela escola profissional visando principalmente uma inserção rápida no mercado de trabalho. Durante essa