A TRANSFORMAÇÃO DA PETROBRAS NA 1ª GRANDE MULTINACIONAL BRASILEIRA
1512 palavras
7 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO
Este portifólio tem como finalidade inserir e proporcionar aos alunos um refinamento dos conceitos relacionados à estrutura e praticas de gestão organizacional.
Pretende-se compreender seus métodos de gestão, destacar seus pontos positivos e negativos, mas sua importância no desenvolvimento econômico-financeiro e avanço tecnológico do Brasil,
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
O conceito conhecido e difundido pela sigla TQM (Total Quality Management), ou Gestão da Qualidade Total, tem se consolidado através do pelo uso extensivo e da pela prática das principais abordagens da qualidade, constituindo-se na atualidade em modelos de gerenciamento e administração de questões relativas ao que pode se denominar de qualidade total.
A proposta de HARRISON & MENG (1995) tem os custos da qualidade total (TQM – total quality management), como elemento principal para medir o desempenho da qualidade. Esses custos, por sua vez, são formados pelo custos da qualidade, funções de perdas ponderadas e parâmetros de Controle Estatístico de Processos para pequenos lotes.
Os custos da qualidade são formados pelos custos de gestão da qualidade (prevenção, avaliação e melhoria), pelos custos dos desvios da qualidade esperada (falhas internas e falhas externas) e pelos custos intangíveis da qualidade (empregados, clientes e melhoria).
Essa proposta procura quantificar os custos da qualidade de forma expandida, porém não permite a quantificação direta da satisfação dos consumidores, dos empregados, dos fornecedores e da sociedade. Em alguns casos, como por exemplo na satisfação dos consumidores, isso é feito de forma indireta, pois os custos da qualidade total são apenas uma parcela dos custos totais. Além disso, não é definido nenhum nível de abrangência.
De TONI et alli (1995) apresentam um