A Trajetória e os paradigmas da Teoria da Comunicação
AS DIVERSAS CORRENTES QUE COMPÕEM A TEORIA DA COMUNICAÇÃO A Teoria da comunicação é seria um conjunto de estudos e pesquisas que se iniciou no século XX, podemos citar um como exemplo Aristóteles com o estudo retórico pode ser considerados estudos da comunicação. A nossa teoria da comunicação é mais nova e um grande marco nessa historia da comunicação é a nova pratica da comunicação que seria a comunicação em massa, que é composta por meios eletrônicos que hoje em dia atinge todos de uma forma que chega a impressionar.
A ORIGEM DOS ESTUDOS: A PESQUISA NORTE AMERICANA No inicio de 1930 iniciou-se diversas instituições contrataram quatro pesquisadores que seriam eles, Lasswell, Lazarsfeld, Lewin e Hovland o que hoje seriam considerados os pais da comunicação. Esta equipe era formada por dois psicólogos, um sociólogo e um cientista político.
TEORIA HIPODÉRMICA Essa teoria abrange que cada individuo é atingido diretamente ou indiretamente pela mensagem. Esta teoria coincidiu com o período das duas guerras mundiais com grande participação da comunicação das massas. Podemos dizer que os principais fatores da teoria hipodérmica são, a novidade da comunicação em massa e também em contrapartida a ligação as trágicas experiências daquele período histórico. O Principal fator da teoria hipodérmica é a presença da mesma na sociedade em massa no quesito de comunicativo, além do mais podemos afirmar que a teoria hipodérmica é como se fosse a propaganda. Muito utilizado nos anos 20 e 30 em livros da época. (WOLF, 2006).
A TEORIA DE SOCIEDADE DE MASSA
No final do século XIX, a imagem que surgiu era que de uma sociedade tradicional para uma que onde as pessoas aparentavam estarem intimamente ligadas umas as outras. (DEFLEUR et al., 1993). A teoria de sociedade em massa basicamente da grande importância as instituições que detém um grande poder,e assim a junção dos meios de