a trajetória do serviço social
A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações industriais no século XIX. A política social foi então entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos.
Para ter uma melhor visão das políticas sociais é preciso perceber a relação entre o estado e o processo de acumulação de capital, além de considerar os movimentos sociais e políticos concretos que trazem em seu bojo a necessidade de olhar, cuidar da saúde, da vida do trabalhador e como esta se reproduz imediatamente e em longo prazo.
Políticas sociais se definem como linha de ação coletiva que concretiza direitos declarados e garantidos em leis (PEREIRA, 1996, p.130).
2 DESENVOLVIMENTO
A construçãodas políticas sociais foi acontecendo de forma contínua, tendo origem no capitalismo; destinam-se à classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos.
A intervenção do Estado conhecida como medida de políticas sociais consistia na inserção de assistência social, de prestação de serviços sociais, que atendia a uma diversidade de informações e ações, como adoção, internamento, reabilitação, consultas médicas, atendimento psicossocial, reinserção social e, além dessas também eram consideradas medidas de políticas sociais a construção de equipamentos sociais e de subsídios.
Os aparelhos estatais governados pela classe dominante parecem feitos para subjugar, submeter o proletariado,