A trajetória de lula até chegar a presidência da republica
Sub-Tema: Referência Social na Política.
Salvador ,Bahia. 04/07/2011.
Referência Social, partem de concepções sociais e valorizações que fazem sentido dentro de uma certa sociedade (podendo não fazer sentido noutras). Essas concepções e valorizações de certas identidades social, são seguidas se as identidades são positivas (isto é, são valorizadas). As identidades sociais valorizadas poderão ser referências para as pessoas de uma certa sociedade, embora haja sempre alguma possibilidades de escolha.Várias opções de escolha (de referências sociais) em vários ramos sociais (futebol, escola, política, etc.). Ninguém luta para atingir uma identidade social não valorizada. O objetivo da luta para atingir os seus referenciais sociais (que faz uma certa pessoa em sociedade), é alcançar a distinção social .
Como vimos no texto a cima , existem vários ramos sociais em que a sociedade pode obter uma referência. O trabalho a seguir apresentado, nas demais laudas traz uma das maiores referências sociais na política, nosso ex-presidente da republica Luiz Inácio Lula da Silva.
Que para o povo brasileiro , foi como um herói, um vencedor , um verdadeiro exemplo de força,garra e determinação.
Em 27 de outubro de 1945, em Vargem Grande, atual Caetés, numa família de pequenos lavradores, nasce Luiz Inácio da Silva (o apelido “Lula” só foi acrescentado ao nome em 1982). Sobre a data de nascimento, conta Lula: “Até hoje, é a maior polêmica. Porque meu pai me registrou dia 6 de outubro... Na verdade, eu prefiro acreditar na memória de minha mãe, que diz que eu nasci no dia 27”. Coincidência feliz: 57 anos depois, os dois turnos da eleição que decidiria o futuro presidente do Brasil aconteceriam nestes mesmos dias 6 e 27 de outubro. Lula ainda era bebê quando o pai, Aristides, migra para trabalhar em São Paulo, na estiva do porto de Santos. No sertão de Pernambuco ficam a mulher, Dona Eurídice, e os oito