A trajetória da didática
Avaliação Presencial / 2010
Pólo de Alterosa
A trajetória da didática
O desenvolvimento histórico da didática compreende desde o século XVII até os dias atuais. Surgimento da didática
Desde muito, muito tempo atrás já se ouvia falar no desenvolvimento de ações didáticas em escolas, igrejas, universidades e também em outras culturas.
A palavra “didática” vem de uma expressão alemã que significa técnica de ensinar. É conhecida desde a Grécia antiga com significação semelhante à atual, indicando que o objeto diz respeito ao ensino.
A didática surge devido a dois educadores, Ratíquio e Comênio, com idéias ético-religiosos, acreditam em um método que pode levar a arte de ensinar tudo a todos.
O termo “didática” surgi a partir do momento em que se começou a intervir na atividade de aprendizagem dos indivíduos através das ações planejadas de ensino.
Sobre a evolução da didática pode se destacar:
Comênio, século XVII, para ele o processo de conhecimento deve ser adquirido a partir da observação das coisas e dos fenômenos.
Jean Jacques Rousseau, século XVIII, sua concepção de ensino era baseada nas necessidades e interesses imediatos das crianças. Um novo conceito de infância.
Henrique Pestalozzi, século XVIII, considerava o ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas. Dá atenção para desenvolvimento harmônico do aluno.
Johann Friedrich Herbart, século XIX, para ele a educação tinha que introduzir idéias corretas na mente do homem. Defendia a idéia da Educação pela instrução.
No século XX, John Dewey, sua maior contribuição está no ensino laboral e a relação do ensino com a vida.
É a partir do século XX que começa a Didática como ciência particular. Apesar dos momentos de crise ela dá um grande passo qualitativo no seu desenvolvimento.
No século XIX a didática compreende a relação entre o sujeito, que deveria aprender e o método, como ele deveria