A Trag Dia Do Bem Comum
O problema populacional não possui solução técnica; ele requer uma extensão fundamental em moralidade.
Garrett Hardin (1968)
Ao final de um artigo pleno de pensamentos sobre o futuro da guerra nuclear, Wiesner e York (1) concluíram que: “Ambos os lados da corrida armamentista são... confrontados pelo dilema de constantemente incrementar o poderio militar e constantemente diminuir a segurança nacional. Nosso bem ponderado julgamento profissional é que este dilema não possui solução técnica”. Se as grandes potências continuam procurando por soluções na área da ciência e da tecnologia somente, o resultado será o de piorar a situação.
Gostaria de focar sua atenção, não no assunto do artigo (segurança nacional no mundo nuclear), mas no tipo de conclusão a que eles chegaram, ou seja, que não existe solução técnica para o problema. Uma suposição implícita e quase universal para o problema das discussões publicadas nos jornais profissionais e científicos semi populares, é que o problema em questão possui solução técnica. Uma solução técnica pode ser definida como aquela que requer mudança somente nas técnicas das ciências naturais, demandando pouca ou nenhuma mudança nos valores humanos ou idéias de moralidade.
Em nossos dias (embora não nos primeiros tempos), as soluções técnicas são sempre benvindas. Em razão de falhas anteriores nas profecias, precisa-se de coragem para afirmar que uma solução técnica desejada não seja possível. Wiesner e York exibiram esta coragem; publicando num jornal de ciências, eles insistiram que a solução para o problema não seria encontrada nas ciências naturais. Eles limitaram cautelosamente suas declarações com a frase:
“É do nosso bem ponderado julgamento...” Se eles estavam certos ou errados não é a preocupação do presente artigo. Ao contrário, a preocupação aqui é com o importante conceito de uma classe de problemas humanos que podem ser chamados de “problemas sem solução técnica” e, mais especificamente, com a