A Tomada De Decis O Nas Organiza Es
Capítulo 11.
- Por que tomada de decisões?
A decisão organizacional é parte do campo mais amplo de estudo e teorias organizacionais. Essa área possui, consequentemente, um modelo similar de evolução, apoiando-se numa diversidade de paradigmas e perspectivas e apresentando multiplicidade de teorias, modelos e métodos.
Esse capítulo tem como objetivo de estudo o desenvolvimento do processo decisório organizacional, mostrando como pontos de vista diferentes, que competem entre si, e modelos teóricos moldam não apensas a maneira como decisões são tomadas, mas também os próprios métodos de investigação e as explicações subsequentes. Os conceitos centrais de racionalidade de racionalidade e de poder no processo decisório são discutidos. Além disse, a compreensão da tomada de decisão como um processo organizacional é explorada detalhadamente, bem como a relativamente negligenciada área de implementação de decisões. Dessa maneira também abordar-se-á a questão da relação entre estratégicas e decisões estratégicas.
Certamente, a crescente complexidade das “organizações modernas”, que necessidade tanto integrar-se, como diferenciar-se das decisões chaves se tornam necessárias no controle de operações e nos processos produtivos.
A administração como fundamentalmente incluída como a tomada de decisão racional destinada a facilitar a consecução de objetivos. A autoridade racional aparece tanto para aumentar como para forçar os administradores a tomarem decisões racionais. A tomadas de decisões, especialmente as que acarretam grandes consequências, determinando que ações serão tomadas e o que será feito, com repercussão no futuro das organizações e na vida das pessoas que nelas trabalham, são de interesse vital a todos os atores organizacionais.
O estudo da tomada decisão é crucial para compreender como e por que as organizações chegam a ser o que são e para controlar quem as conduziu a esse estágio. Organizações modernas necessitam tomar