A tipologia das festas bíblicas
Jesus Cristo, é o fundamento na tipologia das festas Judáicas.
As três primeiras festas eram celebradas juntas.
CRISTO CRUCIFICADO
1. A festa da Páscoa: Passando pelo alto, por cima dos nossos pecados. A cruz de forma objetiva, nos substituindo. 1Co 5:7-8. Aqui a Igreja tem a obra de Cristo na Cruz.
CRISTO COMPARTILHADO
2. A festa dos Pães sem levedura: Cristo o Pão que desceu do Céu sem fermento, sem mistura, a cruz de forma subjetiva, abandonando o pão fermentado (pecado) indo à cruz com Ele. Aqui a Igreja tem o próprio Senhor Jesus.
CRISTO RESSUCITADO
3. A festa das Primícias: Assim como a Páscoa representa a morte de Cristo por nós, os Pães Asmos representam nossa crucificação, nossa vida com Cristo, as Primícias representam a ressurreição de Jesus. Esse é o terceiro aspecto de Cristo em relação às festas judaicas. Aqui a Igreja tem a Ressurreição dEle e nEle. 1Co 15:20-21 CRISTO PELO SEU ESPÍRITO DESCENDO E SENDO DERRAMADO
4. A festa de Pentecostes: A vinda do Espírito para realizar subjetivamente a conquista de Cristo. Nos alimentar com o Cordeiro, o mesmo que nos guiar a toda a verdade.
CRISTO ANUNCIADO PELO ESPÍRITO ATRAVÉS DO CORPO
5. A festa das Trombetas: Após o Pentecostes, pois representa Cristo sendo anunciado.
CRISTO NOSSO ADVOGADO, A PURIFICAÇÃO PERMANENTE
6. A festa da Expiação: Ele é o nosso Sumo Sacerdote, que vive a interceder por nós, e propiciar a expiação pelos nossos pecados em nossa vida cristã.
CRISTO, NOSSA MORADA DESEJADA, E O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES.
7. A festa dos Tabernáculos: Cristo habitou entre nós, e habitaremos nEle. Somos peregrinos aqui pois aguardamos a morada eterna que Ele foi nos preparar. 2Co